domingo, 17 de outubro de 2010

BOCK sobre o assunto...

Justiça não deve impedir a escola de fazer seu trabalho

ANA MERCÊS BAHIA BOCK*

Justiça e Educação são duas importantes invenções humanas, em geral, guiadas pela mesma ética e valores sociais. Mas, nem sempre podem ter seus princípios e ações harmônicos. O caso de Fernandópolis talvez seja um exemplo do conflito entre estas instâncias sociais. O Conselho Tutelar decide que uma jovem de 14 anos será acompanhada por sua mãe em suas atividades escolares na sala de aula.

O que poderia ser incongruente neste caso? A educação é um processo social que visa- entre outras coisas- desenvolver autonomia e responsabilidade nos sujeitos sociais. Suas ferramentas são o conhecimento e as relações sociais. Crianças e jovens aprendem com o exercício da convivência social. E a escola não é um espaço segregado. A escola é experiência social, por excelência.

Quando um juiz determina que a mãe da jovem de 14 anos deve estar com ela na sala de aula, ele atesta a incapacidade da escola de fazer o seu trabalho, interfere nas formas educativas de formar cidadãos e desestimula a autonomia e responsabilidade.

O que assistimos em Fernandópolis é a "judicialização da vida". É a crença de que todos os problemas e questões podem e devem ser resolvidos pela Justiça. Justiça é impositiva, escola é educativa. A educação tem se mostrado um processo social forte e potente para interferir na vida coletiva. É preciso cuidar para que a Justiça não impeça a educação de fazer seu trabalho.

Se medidas educativas não deram certo, por que daria certo a imposição judicial? A escola nunca termina sua tarefa e por isto não se deve, neste campo, dizer que nenhuma medida deu certo.

*ANA MERCÊS BAHIA BOCK é psicóloga e professora da PUC-SP

Fonte: Folha de S.Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário