quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O NÓ DA EDUCAÇÃO

A Educação não é uma tarefa apenas do governo, tem de envolver, fortemente, as comunidades, os professores, os alunos, os pais

José Zinder, educador

A Educação não é uma tarefa apenas do governo, tem de envolver, fortemente, as comunidades, os professores, os alunos, os pais e só pode se solidificar se a sociedade, como um todo, tomar consciência de que, sem boas Escolas, todos sairão perdendo. Essa nova consciência, felizmente, parece estar se espalhando.Falta, agora, transformá-la em vontade de todos, em atos que tornem possível começar a construção de um ensino eficiente. A prática pedagógica nada mais é do que o cotidiano do professor na preparação e execução de seu ensino. A motivação dos alunos, por sua vez, é o que dá sentido a essa prática.

É possível proporcionar às pessoas ferramentas adequadas para que se transformem em um tipo diferente de profissional. Há a necessidade de despertar nos professores o interesse pelo envolvimento na profissão, como um valor, pois o aprender deve ser encarado como uma consequência natural da vida. O grande nó da Educação, hoje, é a motivação dos professores, auxiliares de sala e corpo administrativo. Entendemos que esses profissionais da Escola tenham que estar capacitados para exercer suas funções num ambiente alegre e que os motive a ter vontade de permanecer com prazer no local de trabalho. Não podemos aceitar profissionais como um simples “quebra-galho” num setor tão importante a nossas vidas como é a Educação. Não há mais espaço para amadorismo.

Outro nó é atender de forma apropriada a enorme demanda de crianças de zero a seis anos. Todo empenho no sentido de oferecer mais vagas não será perdido. A Educação infantil deve ser vista como um direito da criança, assim como é o ensino fundamental. Para isso, deve-se enfocar a qualidade desse atendimento. A proclamação desse direito nos remete à conscientização de uma concepção de criança, de desenvolvimento infantil, de atividades, de tempo, de espaço que definam objetivos e funções que garantam o maior e mais verdadeiro papel da Educação infantil, que é educar e cuidar.

Fonte: Diário Catarinense (SC), 10 out. 2010

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