quinta-feira, 14 de outubro de 2010

QUEM DISSE...?

Quem disse que uma aula tem que ser um tédio, verbalismo puro, sem vida, onde o docente não é capaz de descer do seu pedestal?

Lourival José Martins Filho*

Quem disse que uma aula tem que ser um tédio, verbalismo puro, sem vida, onde o docente não é capaz de descer do seu pedestal? Uma boa aula não nasce quando o professor abre a porta de sua sala. Uma boa aula é preparada com muito carinho, considerando que nossas crianças, jovens e adultos são seres da pergunta.

Frequentemente, nós somos bombardeados por informações que falam do desinteresse dos alunos pelo processo de aprender. Sempre me pergunto se nós, professores, aguentaríamos muito tempo, silenciosamente, como queremos que nossos alunos façam, a qualidade das aulas que oferecemos. As crianças contemporâneas percebem, com rapidez e facilidade, quando seus docentes não desejam fazer o que fazem.

O que esperar de um docente que não se vê como alguém capaz de compartilhar saberes. O que esperar de um educador que não gosta de cheiro de gente, a quem o barulho das carteiras irrita e que não vê a hora de voltar para casa. Precisamos, urgentemente, de professores que saibam definir com intencionalidade aonde desejam chegar com seus alunos. É desastroso perceber, em algumas Escolas, crianças no final do ensino fundamental sem estarem alfabetizadas. É triste, também, perceber que cada vez mais jovens estão chegando no ensino superior despreparados, sem o sentido para a vida e o curso que escolheram. Há de se pensar também nesta preparação aligeirada dos jovens com memorização de fórmulas, truques e frases de efeito apenas para serem aprovados no vestibular.

Os conteúdos Escolares precisam ser ensinados com sua função social e não apenas como moeda de troca para avaliações. Nem tudo está perdido. Ainda temos bons professores, que fazem de cada aula um espaço de descoberta na certeza de que todos podemos aprender. professores que não aceitam serem chamados de tios, facilitadores, ou outro nome qualquer. Querem ser chamados de professores mesmo, profissionais da Educação,educadores que veem o ensino como possibilidade de democratização de saberes e fazeres.

* Professor associado do Departamento de Pedagogia da Udesc

Fonte: Diário Catarinense (SC), 13 out. 2010

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