sexta-feira, 16 de julho de 2010

NOTÍCIAS...

Pais do menino morto dentro de escola no Rio chegam ao IML para reconhecer o corpo


Por Diana Brito, DO RIO – Folha de São Paulo [on line]

Os pais do menino morto após ser baleado dentro da sala de aula do Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) Rubens Gomes, em Costa Barros (zona norte do Rio), na manhã desta sexta-feira, chegaram ao IML (Instituto Médico Legal) de São Cristóvão, também na zona norte, para fazer o reconhecimento do corpo. Eles não falaram com a imprensa.

Representantes da Secretaria Municipal de Educação do Rio acompanham os pais da criança no IML.

Wesley Gilber Rodrigues, 11, aluno do ensino fundamental do Ciep, foi atingido por uma bala perdida durante uma troca de tiros entre criminosos e policiais militares na manhã de hoje nas favelas de Costa Barros, na zona norte. Além da criança, cinco homens morreram.

Segundo moradores da região, policiais estavam na passarela perto da escola trocando tiros com criminosos da favela Terra Nostra, que fica ao lado do Ciep. As vítimas baleadas foram levadas para o hospital estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, também no subúrbio, mas não resistiram aos ferimentos e morreram antes de dar entrada na unidade. Rodrigues levou um tiro no peito e foi levado para o hospital pelos professores. Segundo os educadores, o socorro demorou mais de meia hora e, por isso, eles resolveram levar o menino para a unidade. O corpo de Rodrigues foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de São Cristóvão, na zona norte.

A Secretaria de Saúde informou que os cinco homens, sem identificação, com idades aparentemente entre 25 e 30 anos, também já chegaram mortos ao hospital, vindos da área. Segundo a pasta, eles foram levados pela polícia para a unidade. A PM disse que policiais do 9º Batalhão (Rocha Miranda) realizam, desde o início da manhã, uma operação para reprimir o tráfico de drogas e armas nas favelas Quitanda, Pedreira, Lagartixa e Terra Nostra, de Costa Barros. O policiamento na região foi reforçado. Foram apreendidos uma carabina calibre ponto 30, uma submetralhadora, três pistolas, um revólver, oito motos supostamente roubadas e drogas (maconha, cocaína e crack). Dois suspeitos, que não tiveram os nomes divulgados, também foram presos e levados para 39ª DP (Pavuna).

AULAS SUSPENSAS

A Secretaria municipal de Educação informou que suspendeu as aulas no Ciep Rubens Gomes na manhã desta sexta-feira, depois que Wesley Rodrigues foi atingido por uma bala perdida dentro da sala de aula.

Ainda sobre esta notícia:

Comandante de Batalhão é exonerado após morte de criança por bala perdida

Fábio Grellet, DO RIO – Folha de São Paulo [on line]

O comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar do Rio, Fernando Príncipe Martins, foi exonerado nesta sexta-feira, depois que um menino de 11 anos morreu atingido por uma bala perdida dentro de uma sala de aula em Costa Barros, na zona norte do Rio.

Na mesma região, policiais do 9º BPM, sediado em Rocha Miranda, também na zona norte, faziam uma operação nas favelas Quitanda, Lagartixa, Pedreira e Terra Nostra, todas perto do Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) Rubens Gomes, onde o menino estava quando foi baleado. O objetivo da PM era prender traficantes que estavam nas imediações, segundo informação recebida pelo Disque-Denúncia. Segundo nota divulgada pela PM, "um dos objetivos da mudança de comando é garantir total isenção e rigor na apuração dos motivos da operação, bem como do procedimento adotado, que resultou em uma perda irreparável para uma família".

O novo comandante do 9º Batalhão é o tenente-coronel Luiz Carlos Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário