quarta-feira, 7 de julho de 2010

NOTÍCIAS...

Menino de 9 anos é flagrado com droga na escola


Da Sucursal, 06 jul. 2010

IPATINGA – Uma criança de apenas 9 anos foi flagrada com buchas de maconha dentro de uma escola pública desta cidade do Vale do Aço. O garoto estava com três porções da droga que seriam vendidas a outros estudantes. Descoberto após uma denúncia anônima, ele entregou outro menor, de 13 anos, que revelou ter conseguido o entorpecente com dois adolescentes de 17 anos. Segundo parentes da criança, ela é tímida, nunca apresentou problemas escolares ou com a polícia e teria sido coagida a entrar para o tráfico, sob ameaça de ter o irmão mais velho espancado.

O flagrante foi no final da tarde da última segunda-feira (5), na Escola Municipal Terezinha Nívia Lopes, no Bairro Nova Esperança. Após a denúncia, a viatura do primeiro-tenente da Polícia Militar Wesley Flávio Soares foi até a escola e, na sala da diretoria, encontrou o entorpecente escondido na mochila do garoto. Ele mora com os pais, dois irmãos e uma tia em uma casa com quatro cômodos, próxima ao colégio. Segundo os policiais, após uma conversa com o menino, ele afirmou que tinha recebido a droga de outro menor, de 13 anos, que estuda no Bairro Esperança. Os militares foram atrás do adolescente e descobriram que ele havia comprado a maconha de outros dois jovens de 17 anos. Depois, repassou para a criança de 9 anos para que ela revendesse pelo preço de R$ 10.

Após fazer uma busca nas casas dos rapazes de 17 anos, a PM localizou, embaixo do colchão de um deles, 60 buchas de maconha. Escondido dentro de uma poltrona, estava um revólver calibre 38, com cinco cartuchos intactos. Carla Camila Rodrigues, 22 anos, que mantinha vida conjugal com um dos menores, foi detida durante a ação. Os três envolvidos de 13 e 17 anos e o material apreendido foram levados para a 1ª Delegacia Regional de Ipatinga. Os menores prestaram depoimento e foram liberados em seguida. Já o menino de 9 anos não chegou a ser levado para a delegacia, segundo o Conselho Tutelar, porque foi entregue aos pais. Conforme uma moradora vizinha da escola do garoto, que preferiu não se identificar, a criança foi chantageado para revender a drogas. “Parentes levam e buscam o menino, todos os dias, na escola. Ele é muito tímido e nunca houve problemas desse tipo antes. O que eu sei é que forçaram esse garoto a pegar as drogas, senão iriam bater em um irmão dele”, afirma.

Por telefone, uma tia do garoto, E.P.P., 32 anos, reforçou a versão de que seu sobrinho foi manipulado. “Ele foi obrigado a colocar as drogas na mochila. Falaram que se não obedecesse, iriam bater no irmão mais velho dele. Eu sempre acompanho meu sobrinho até a porta da escola, pois os pais dele trabalham fora. É um menino normal e não teve culpa de nada, tanto que nem chegou a ir para a delegacia”, afirmou.

Já a mãe do menor de 13 anos, C.M.V., 55 anos, afirma que recebeu a notícia da apreensão do filho quando chegava em casa do trabalho, no início da noite de segunda. “Fiquei surpresa. Tenho mais outros três filhos e ele me ajuda a tomar conta deles. É um bom menino. Agora vou ter que orientar mais o meu menino. Ele não tinha contato com os dois adolescentes de 17 anos”. O delegado da Infância e Juventude de Ipatinga, Rodrigo Manhães, vai acompanhar o caso e afirma que será instaurado um procedimento para apurar a conduta dos menores.

A presidente da Regional 1 do Conselho Tutelar do município, Nair Dias Rodrigues, afirma que a criança de nove anos não passagem pelo órgão. “O conselho vai monitorar estes adolescentes e fazer visitas às famílias para orientá-las”, informou. Procurada pela reportagem do HOJE EM DIA, a diretora da Escola Municipal Terezinha Nívia Lopes não quis dar declarações, sob orientação da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário