sexta-feira, 25 de junho de 2010

NOTÍCIAS...

Ocorrências de tráfico de drogas no Estado sobem 18,6%

Por Carlos Calaes, repórter - 24 jun. 2010


No Estado de Minas Gerais, as ocorrências de tráfico de drogas aumentaram. Segundo o coronel Eduardo Campolina, chefe de apoio operacional da Polícia Militar, no ano passado houve um aumento de 18,6% em relação a 2008 nas ocorrências envolvendo drogas. Foram 42.595, no Estado. Só em Belo Horizonte foram 9.185 registros, cerca de 25 diários, principalmente com apreensão de crack. “A prevenção, principalmente tendo como alvo as crianças, é uma das estratégias mais indicadas, mas o foco na repressão também não deve ser esquecido”, afirmou.

Mas a PM está tentando resolver o problema também com ações de prevenção. A instituição mantém o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que na manhã de ontem visitou a Escola Estadual Sara Kubitschek, no Bairro Ipiranga, Região Nordeste da capital. Mais de 450 alunos, de diversas séries do Ensino Fundamental participaram de uma caminhada em comemoração ao Dia Internacional de Combate às Drogas, que é amanhã. A programação foi organizada pelo 16º Batalhão e além dos estudantes teve a participação de pais e moradores da região.

De acordo com a vice-diretora da escola, Gildete Rodrigues Ferreira, toda a escola aderiu à iniciativa. “Hoje é um dia muito especial. Todos nos mobilizamos em favor dessa causa. É um incentivo a mais para a família se conscientizar sobre os riscos das drogas”, afirma. “O trabalho desenvolvido pelo Proerd é maravilhoso e deveria fazer parte da grade curricular de todas as escolas”, continua. Mãe de dois filhos, a manicure Daniela Oliveira Lemos, 32 anos, acredita que a prevenção e o diálogo são duas ferramentas importantes contra as drogas. “Meu filho participou da caminhada e já me cobrou para que eu pare de fumar”, afirmou. O estudante da 5ª série Edgar Bomfim Rocha, 10 anos, diz ter aprendido que o importante é sempre recusar qualquer tentativa de aproximação de quem pretenda oferecer drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário