quinta-feira, 31 de março de 2011

OPINIÃO: capital do saber

"Além de erradicar o analfabetismo, é preciso que todas as fases de desenvolvimento da criança e do adolescente tenham atenção especial desde o ensino infantil até a universidade", diz Osvaldo Russo

Osvaldo Russo*

O Distrito Federal é a Unidade da Federação com a maior renda per-capita do País, mas também é a que possui a maior desigualdade, existindo bolsões de pobreza e vulnerabilidade social, principalmente nas regiões administrativas mais carentes.

Assim como o governo federal vem fazendo, o novo caminho do Distrito Federal prioriza a abolição da miséria e a redução das desigualdades e da pobreza, com geração de empregos, distribuição de renda e oferta de serviços e benefícios sociais. Promover a cultura, o esporte e o lazer e recuperar os espaços públicos, incentivando os profissionais e artistas locais.

Da mesma forma, investir mais intensamente na geração de conhecimento e tecnologia, com ênfase na qualidade da Educação e no acesso à informação, criando as premissas para o desenvolvimento humano sustentável e melhores oportunidades e condições de vida para a população brasiliense. Todo mundo sabe que uma Educação de qualidade é o primeiro passo para um jovem garantir o seu futuro.

No Distrito Federal, 83% das crianças de 0 a 3 anos não possuem cobertura de creche e 5,2% da população de 10 anos ou mais não sabem ler escrever. Isso demonstra que ainda há muito a fazer. Além de erradicar o analfabetismo, é preciso que todas as fases de desenvolvimento da criança e do adolescente tenham atenção especial desde o ensino infantil até a universidade.

É preciso garantir que os jovens saiam qualificados do ensino médio, construindo também uma Escola técnica profissionalizante em cada região administrativa, além de levar o Ensino Superior para fora do Plano Piloto, beneficiando alunos mais carentes. Valorizar os professores da Educação básica e priorizar a Educação integral e a formação técnica profissional para garantir um futuro melhor para nossas crianças e mais oportunidades para nossos jovens. Brasília poderá, assim, transformar-se num centro de excelência em recursos humanos e em moderna capital do saber.


* Estatístico, diretor da Companhia de Planejamento do Distrito Federal, Codeplan

Fonte: Jornal de Brasília (DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário