sexta-feira, 1 de abril de 2011

NOTÍCIAS...

Colégio terá que indenizar em R$ 35 mil família de aluna que sofreu bullying

RIO - A Justiça do Rio condenou o Colégio Nossa Senhora da Piedade, no Encantado, Zona Norte do Rio, a pagar uma indenização de R$ 35 mil, por danos morais, à família de uma ex-aluna que sofreu bullying de outros companheiros de escola. Segundo relato dos pais da aluna, Ellen Bionconi e Rubens Affonso, a filha, na época com 7 anos, sofria agressões físicas e verbais desde o início das aulas, em março de 2003. A vítima foi espetada na cabeça por um lápis, arrastada, sofreu arranhões, socos, chutes, gritos no ouvido, palavrões e xingamentos.

Devido ao bullying que sofreu, a criança ficou com fobia de ir à escola, passou a ter insônia, terror noturno e sintomas psicossomáticos, como enxaqueca e dores abdominais. A criança teve que se submeter a tratamento com antidepressivos e, no fim do ano letivo de 2003, mudou de escola.

Colégio recorre da sentença

Em sua defesa, o colégio alegou ter tomado todas as medidas pedagógicas possíveis, mas não afastou os alunos que provocavam o bullying. Eles eram acompanhados por psicólogos, e seus responsáveis foram chamados ao colégio. Documentos comprovaram que não apenas essa criança era vítima de bullying na instituição de ensino, que recebeu reclamações de outros pais. . Um dos advogados do colégio, Danilo Saramago Sahione de Araújo, afirmou ter recorrido da sentença no Tribunal de Justiça (TJ) do Rio. Segundo ele, enquanto houver possibilidade de recursos, não vai se pronunciar sobre o caso. Por meio de nota, a 13ª Câmara Cível do TJ informou que a responsabilidade de resguardar a criança era da escola, "pois, na ausência dos pais, a mesma detém o dever de manutenção da integridade física e psíquica de seus alunos".

Fonte: O Globo on line

Um comentário:

  1. Olá,parabéns pelo blog, excelente! Descobri por acaso e me encante. Sou educadora e este tema que vem abordando sobre o bullying tem sido uma constante nas escolas. Aliás, estamos fazendo um trabalho sobre o assunto com os professores e iniciaremos com os alunos também. Se não se importar vou indicar seu blog no próximo encontro pedagógico dos professores. Já estou lhe acompanhando.
    Abraço fraterno. Rosa

    ResponderExcluir