quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pistola israelense em escola de BH

Por RICARDO VASCONCELOS


Uma arma de fabricação israelense e de uso exclusivo das Forças Armadas Brasileiras foi encontrada na mochila de uma estudante, na manhã de ontem, na Escola Estadual Isabel da Silva Polck, no bairro Palmares, região Nordeste da capital. A pistola de calibre 9mn estava com dois carregadores, cada um, com onze munições. A adolescente de 13 anos foi apreendida em flagrante e encaminhada para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (Cia-BH).

A própria estudante teria falado da arma para as colegas de sala, que avisaram a professora. "Em princípio, ela não mostrou a pistola. No entanto, preocupadas, as alunas avisaram a professora. Em seguida, a menina foi chamada à direção, onde ficou até a chegada da polícia", explicou o capitão Marcelo Pinheiro, comandante da 3º Companhia da Polícia Militar, responsável pela ocorrência. De acordo com ele, duas motos da Rotam foram acionadas ao local, por volta de 10h30. Os oliciais que participaram da apreensão da pistola ficaram surpresos com o que viram. "É uma arma com alto poder de fogo e estava pronta para ser usada. Nem a gente que trabalha com armamento tem o hábito de encontrar um modelo de pistola como este".

Para os policiais, a estudante teria dito que foi obrigada a guardar a arma por um homem suspeito de assassinato, que mora próximo à casa dela, no aglomerado da Sopa, no bairro São Gabriel, na região Nordeste da capital. A adolescente não revelou o nome do suspeito e também não disse porque seguiu com a pistola para a escola. A reportagem entrou em contato com a escola, mas a diretora estava para a Superintendência de Educação de Minas Gerais e não retornou às ligações.

Outros casos



Mais dois casos de armas em escolas foram registrados recentemente em Belo Horizonte. No dia 22 de março, na Escola Estadual Carlos Drummond, no bairro Jardim Felicidade, um adolescente de 16 anos disparou um tiro dentro do colégio. No dia 17 de maio, na Escola Estadual Maria Amélia Guimarães, no bairro Pirajá, um menino de 15 anos pegou escondido o revólver do pai e levou para a instituição para assustar um colega. A arma disparou acidentalmente. Ninguém ficou ferido.

Poder de fogo é capaz de matar duas vítimas com um só tiro
.



O calibre da pistola 9 mn foi criado na Alemanha para ser usado na pistola Parabellum (Luger) e foi adotado pela Marinha e Exército daquele país entre 1904 e 1908. É o calibre de uso da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e das forças armadas de praticamente todos os países do ocidente, inclusive o Brasil. Até poucos anos atrás, o calibre 9 mm era o mais cobiçado entre as armas curtas, e o mito de melhor calibre veio das propagandas de guerra e da tradição das polícias serem originalmente de governos militares que prevaleceram no Brasil. Além do Exército, a Polícia Federal também faz uso da arma. Seu alto poder de destruição permite que um único disparo atinja duas vítimas.

"É uma novidade para todos os policiais que estiveram no local da ocorrência. Apesar da experiência, muitos nunca tinham tido contato com esse modelo de arma", disse o capitão Marcelo Pinheiro, após a apreensão da pistola na mochila da estudante de 13 anos. (RV)

Fonte: Jornal Super Notícias (BH/MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário