quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mais de 4 milhões de alunos voltam às escolas

publicado em 10/02/2011

Governo do Estado prevê contratar 9.304 novos professores efetivos neste ano
*
Cerca de 4,5 milhões de estudantes voltam às aulas nesta quinta-feira (10), em mais de 5.200 colégios da rede pública estadual de São Paulo. O ano letivo começa três dias depois da volta à rotina escolar nas escolas municipais da capital paulista, ocorrida na segunda-feira (7), quando quase 1 milhão de alunos voltaram a estudar.

Para melhorar o atendimento nas escolas paulistas, o governo do Estado prevê contratar 9.304 novos professores efetivos neste ano. O poder público, no entanto, foi acusado de discriminação por docentes obesos, após a eliminação de vários deles sob o argumento de que "obesidade é uma doença".

Foram distribuídos kits escolares para todos os estudantes da rede estadual, segundo a assessoria de imprensa do governo. O investimento no material - mochila, caderno, caneta, lápis, apontador, borracha, régua e estojo de lápis de cor - foi de R$ 117 milhões.

Rio de Janeiro

As escolas estaduais fluminenses já voltaram às aulas nesta segunda-feira (7). Mais de 1,2 milhão de estudantes retornaram para as classes de 1.466 colégios, segundo a Secretaria Estadual da Educação do Rio. A data também marca o início do Programa de Educação do Estado, um pacote de melhorias e metas para cada unidade de ensino definidas segundo a realidade de cada turma de alunos e professores.

O Rio de Janeiro vai, pela primeira vez, adicionar um indicador de qualidade próprio, o Iderj, similar ao Ideb (Índice de Educação Básica) - que é calculado pelo MEC (Ministério da Educação) e mede o nível de ensino em todo o país. O Estado prevê investimento anual de R$ 240 milhões em educação, apenas para valorizar os funcionários (diretores, professores, educadores e outros) que trabalham no setor. Está sendo criada, ainda, uma Escola Corporativa dentro da secretaria, com o objetivo de dar cursos específicos para até 10 mil professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário