sexta-feira, 26 de novembro de 2010

NOTÍCIAS...

Algumas escolas e universidades suspendem aulas no Rio e em São Gonçalo

Publicada em 25 nov. 2010, por Rodrigo Gomes - Globo.com

RIO - A onda de ataques no Rio e a reação da polícia deixaram várias escolas, creches e universidades sem aulas nesta quinta-feira, em São Gonçalo, no município do Rio e no Grande Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 159 unidades escolares, entre escolas e creches - a maioria na Zona Norte, Oeste e no Subúrbio da cidade - não funcionaram, deixando mais de 38.500 estudantes sem aulas. As escolas da rede municipal também não puderam aplicar a Prova Rio nesta quinta em função da série de ataques de traficantes. A avaliação será aplicada na próxima terça-feira, dia 30. O teste é uma avaliação externa, elaborada e aplicada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cesp-UnB), com o objetivo de medir os níveis de aprendizagem dos alunos dos 3º, 4º, 7º e 8º anos da rede municipal.

Vinte e um colégios estaduais na Zona Norte também ficaram fechados: C.E. Compositor Luiz Carlos da Vila, em Manguinhos; C.E. Gomes Freire de Andrade, na Penha; C.E. Compositor Manaceia José de Andrade, em Madureira; C.E. Olga Benário Prestes, em Bonsucesso; I.E. Carmela Dutra, em Madureira; Caic Joaquim da Silva Xavier - O Tiradentes, no Caju; Ciep Brizolão Federico Felline, na Vila Cruzeiro; EEES Berlim - Olaria; CE República de Angola - IAPI da Penha; CE Barão de Macaúbas - Inhaúma; CE Mal João Batista de Matos - Coelho Neto; CE Lélia Gonzales - Ramos; CAIC Theophilo de Souza Pinto - Nova Brasília - Bonsucesso; CIEP Maria Werneck de Castro - Irajá; CE Antonio Houaiss - Méier; CE Central do Brasil - Méier; CE França - Cascadura; Ciep Raul Ryff - Paciência; CE Leopoldina - Bangu; CIEP 311 Bocayuva Cunha - Paciência; CES SENAI de Paciência.

O número de alunos prejudicados não foi informado. Em nota, a Secretaria Estadual de Educação ressaltou que os conteúdos das aulas serão repostos. Em São Gonçalo, onde veículos também foram incendiados, escolas do bairro Paraíso - onde há morros controlados por facções criminosas - suspenderam as aulas. O reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves informou que as aulas continuam normais nesta quinta e sexta-feira. Em função da série de ataques de traficantes na cidade, a orientação do reitor é que os professores não apliquem nenhuma avaliação para que ninguém seja prejudicado.

- Os funcionários, estudantes e professores que faltarem não serão considerados faltosos - diz. As aulas também continuam normal na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), segundo a assessoria de imprensa. As Universidades Estácio e Gama Filho suspenderam as aulas dos turnos da noite nesta quinta-feira em todas as unidades do Rio e Grande Rio. Nesta sexta-feira, as universidades vão avaliar se existe a necessidade de suspender novamente as aulas. Segundo a assessoria de imprensa da Gama Filho, as provas marcada para esta quinta serão remarcadas para próxima semana.

Já a Unisuam já decidiu suspender suas aulas nesta sexta-feira, em virtude dos últimos acontecimentos na cidade e para garantir a segurança de seus alunos, professores e colaboradores. A decisão vale para suas cinco unidades: Bonsucesso, Bangu, Campo Grande, Vila da Penha e Jacarepaguá.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) também adiou as aulas esta quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa, nesta sexta a previsão é que apenas o campus de Nilópolis permaneça fechado.

Ainda nesta quarta-feira, cerca de 17 mil alunos da rede municipal ficaram sem aulas no turno da tarde. Segundo a Secretaria de Educação, 47 escolas e dez creches que funcionam perto de comunidades que foram alvos de operações policiais dispensaram os estudantes.

Um comentário:

  1. CONVITE: Blogueir@, bem como seguidores e seguidoras. Vcs estão convidados para o lançamento do meu livro: VIOLAÇÃO AOS DIREITOS SOCIAIS DOS SERVIDORES MUNICIPAL. MONOGRAFIA que recebeu nota 10, no meu curso de especialização em Direito Constitucional. Dia 03/12//2010, às 16:00h, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. Leia matéria completa em meu blog. O exemplar pode ser adquirido através dos correios.

    ResponderExcluir