Da Redação - 26/01/2011
Lucas Prates
Até esta quarta, metade dos 1.198 veículos escolares de BH tinha recebido autorização para circular. Na volta às aulas, a BHTrans vai fechar o cerco aos motoristas de transporte escolar que trafegam sem cadeirinhas ou assentos de elevação para crianças com até 4 anos. Regulamento da empresa de gerenciamento de transporte da capital prevê multa de R$ 50,14, além da perda de dois pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para quem descumprir a norma.
Com o início do ano letivo na semana que vem, pelo menos 470 mil veículos passam a circular somente na Região Central de BH diariamente. A cada ano, a frota, que hoje é de 1,3 milhão de automóveis, aumenta em cem mil unidades. Durante as férias, a redução da frota é de 9% e o número de viagens de ônibus cai entre 10% e 15%. Até esta, pouco mais da metade dos 1.198 veículos com permissão para transportar estudantes havia obtido a autorização para circular na cidade. Dos 734 que passaram pela vistoria, 589 foram aprovados. De acordo com a assessoria de imprensa da BHTrans, diante do menor problema mecânico, a autorização é negada. O número de permissionários do serviço é o mesmo desde 2007.
A empresa orienta aos pais de alunos que exijam dos motoristas a autorização de tráfego, válida por um ano, antes de contratar o serviço. A orientação é buscar nas próprias escolas indicações de motoristas idôneos. Denúncias devem ser encaminhadas pelo telefone 156. No caso das cadeirinhas, a BHTrans recomenda aos pais “negociar” com os motoristas que não oferecerem o acessório de segurança. Caso o permissionário alegue não poder investir no equipamento, quem contrata o serviço pode arcar com essa despesa.
No caso de veículos particulares, os pais que não fizerem o transporte adequado dos filhos estão sujeitos a uma multa de R$ 191,54 e à perda de sete pontos na carteira, além da retenção do veículo. A resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige a utilização do dispositivo por crianças com menos de 10 anos. Em 2010, as ações da BHTrans para o início do ano letivo foram divididas em duas etapas, que devem se repetir em 2011. A primeira começou com a implantação das faixas de pano nas escolas selecionadas, no último dia de janeiro. No dia 1º de fevereiro teve início a operação nas escolas selecionadas, que durou duas semanas.
Mais uma vez, agentes de trânsito da BHTrans e da Polícia Militar estarão operando o tráfego enquanto monitores distribuirão folhetos com dicas de educação que mostram a maneira correta de se comportar no trânsito ao levar filhos para a escola. Embora muitos adultos sigam as regras básicas de bom comportamento no trânsito, a ordem é não parar ou estacionar em locais proibidos, usar sempre o cinto de segurança, transportar as crianças de forma adequada, nunca falar ao celular enquanto estiver ao volante e dar preferência ao transporte escolar.
Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/van-sem-cadeirinha-esta-na-mira-da-bhtrans-1.232158
Lucas Prates
Até esta quarta, metade dos 1.198 veículos escolares de BH tinha recebido autorização para circular. Na volta às aulas, a BHTrans vai fechar o cerco aos motoristas de transporte escolar que trafegam sem cadeirinhas ou assentos de elevação para crianças com até 4 anos. Regulamento da empresa de gerenciamento de transporte da capital prevê multa de R$ 50,14, além da perda de dois pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para quem descumprir a norma.
Com o início do ano letivo na semana que vem, pelo menos 470 mil veículos passam a circular somente na Região Central de BH diariamente. A cada ano, a frota, que hoje é de 1,3 milhão de automóveis, aumenta em cem mil unidades. Durante as férias, a redução da frota é de 9% e o número de viagens de ônibus cai entre 10% e 15%. Até esta, pouco mais da metade dos 1.198 veículos com permissão para transportar estudantes havia obtido a autorização para circular na cidade. Dos 734 que passaram pela vistoria, 589 foram aprovados. De acordo com a assessoria de imprensa da BHTrans, diante do menor problema mecânico, a autorização é negada. O número de permissionários do serviço é o mesmo desde 2007.
A empresa orienta aos pais de alunos que exijam dos motoristas a autorização de tráfego, válida por um ano, antes de contratar o serviço. A orientação é buscar nas próprias escolas indicações de motoristas idôneos. Denúncias devem ser encaminhadas pelo telefone 156. No caso das cadeirinhas, a BHTrans recomenda aos pais “negociar” com os motoristas que não oferecerem o acessório de segurança. Caso o permissionário alegue não poder investir no equipamento, quem contrata o serviço pode arcar com essa despesa.
No caso de veículos particulares, os pais que não fizerem o transporte adequado dos filhos estão sujeitos a uma multa de R$ 191,54 e à perda de sete pontos na carteira, além da retenção do veículo. A resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige a utilização do dispositivo por crianças com menos de 10 anos. Em 2010, as ações da BHTrans para o início do ano letivo foram divididas em duas etapas, que devem se repetir em 2011. A primeira começou com a implantação das faixas de pano nas escolas selecionadas, no último dia de janeiro. No dia 1º de fevereiro teve início a operação nas escolas selecionadas, que durou duas semanas.
Mais uma vez, agentes de trânsito da BHTrans e da Polícia Militar estarão operando o tráfego enquanto monitores distribuirão folhetos com dicas de educação que mostram a maneira correta de se comportar no trânsito ao levar filhos para a escola. Embora muitos adultos sigam as regras básicas de bom comportamento no trânsito, a ordem é não parar ou estacionar em locais proibidos, usar sempre o cinto de segurança, transportar as crianças de forma adequada, nunca falar ao celular enquanto estiver ao volante e dar preferência ao transporte escolar.
Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/van-sem-cadeirinha-esta-na-mira-da-bhtrans-1.232158
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