domingo, 2 de janeiro de 2011

Nova Presidenta

Fonte: Regi (Correio Amazonense)

*
A nossa “presidenta”, Dilma Rousseff, como gosta de ser chamada, se pelo menos chegar perto do que prometeu já está muito bom. É bom lembrar que no país ainda estão espalhados mais de 14 milhões de analfabetos e nem vou contabilizar os tais analfabetos funcionais para não ser tão pessimista neste campo.
*
Além disso, é notória a queda de autoridade do professor, o baixo nível de aprendizado e da “educação” dos alunos e alunas. É triste e vergonhosa a situação das escolas públicas e de algumas universidades. Algumas sem água ou mesmo coleta de lixo e por aí vai.
*
É Bom ressaltar a necessidade imperiosa de avaliar o salário dos professores. É inadmissível e um verdadeiro vexame professores receberem o que andam chamando de salário. E não é por acaso que muitos estão doentes, desistindo da profissão e desesperados em mais de uma instituição. Além de tudo isso, é bom lembrar a questão das drogas que, definitivamente, já invadiu as escolas e, por certo, está causando grandes transtornos. Sem mencionar a existência de alunos armados, a composição de gangues e a delinquência aberta em meio à juventude. Como se vê os desafios são enormes e abaixo segue o que disse nossa nova Presidenta em seu discurso de posse.
*
Em destaque, a Presidenta Dilma Rousseff, a educação, violência e drogas:
***
DA INCLUSÃO
*
“No plano social, a inclusão só será plenamente alcançada com a universalização e a qualificação dos serviços essenciais. Este é um passo, decisivo e irrevogável, para consolidar e ampliar as grandes conquistas obtidas pela nossa população. É, portanto, tarefa indispensável uma ação renovada, efetiva e integrada dos governos federal, estaduais e municipais, em particular nas áreas da saúde, da educação e da segurança, vontade expressa das famílias brasileiras.”
*
DA EDUCAÇÃO
*
“Junto com a erradicação da miséria, será prioridade do meu governo a luta pela qualidade da educação, da saúde e da segurança. Nas últimas duas décadas, o Brasil universalizou o ensino fundamental. Porém é preciso melhorar sua qualidade e aumentar as vagas no ensino infantil e no ensino médio. Para isso, vamos ajudar decididamente os municípios a ampliar a oferta de creches e de pré escolas. No ensino médio, além do aumento do investimento publico vamos estender a vitoriosa experiência do ProUni para o ensino médio profissionalizante, acelerando a oferta de milhares de vagas para que nossos jovens recebam uma formação educacional e profissional de qualidade. Mas só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens. Somente com avanço na qualidade de ensino poderemos formar jovens preparados, de fato, para nos conduzir à sociedade da tecnologia e do conhecimento.”
*
DA VIOLÊNCIA, DO CRIME E DAS DROGAS
*
“A ação integrada de todos os níveis de governo e a participação da sociedade é o caminho para a redução da violência que constrange a sociedade e as famílias brasileiras. Meu governo fará um trabalho permanente para garantir a presença do Estado em todas as regiões mais sensíveis à ação da criminalidade e das drogas, em forte parceria com Estados e municípios.”
*
DA CULTURA E DA TECNOLOGIA
*
“Temos avançado na pesquisa e na tecnologia, mas precisamos avançar muito mais. Meu governo apoiará fortemente o desenvolvimento científico e tecnológico para o domínio do conhecimento e a inovação como instrumento da produtividade. Mas o caminho para uma nação desenvolvida não está somente no campo econômico. Ele pressupõe o avanço social e a valorização da diversidade cultural. A cultura é a alma de um povo, essência de sua identidade. Vamos investir em cultura, ampliando a produção e o consumo em todas as regiões de nossos bens culturais e expandindo a exportação da nossa música, cinema e literatura, signos vivos de nossa presença no mundo.”
*
DA MISÉRIA
*
“Em suma: temos que combater a miséria, que é a forma mais trágica de atraso, e, ao mesmo tempo, avançar investindo fortemente nas áreas mais sofisticadas da invenção tecnológica, da criação intelectual e da produção artística e cultural. Justiça social, moralidade, conhecimento, invenção e criatividade, devem ser, mais que nunca, conceitos vivos no dia-a-dia da nação.”
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário