quarta-feira, 19 de maio de 2010

NOTÍCIAS...

Quatro estudantes ficam feridos após confusão com a PM

Celso Martins e Augusto Franco - Repórteres - 17/05/2010 - 23:04

O estudante Marco Aurélio Souza Ribeiro foi atingido por bala de borracha no confronto com a PM.

Quatro estudantes da Faculdade Pitágoras ficaram feridos na noite desta segunda-feira (17) após confronto com a Polícia Militar na Avenida Raja Gabaglia, no Bairro Gutierrez, Oeste de Belo Horizonte. Com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha, os militares dispersaram os manifestantes para desinterditar as pistas da avenida. Os alunos dos cursos de engenharia são contra a redução de 40 minutos diários da carga horária. Os estudantes jogaram do prédio da instituição lixeiras e rolos de papel higiênico e estouraram os lacres dos extintores de incêndio. Dois militares tiveram ferimentos leves.

A manifestação começou por volta das 18h40, antes da entrada dos alunos para a sala de aula, e só terminou por volta das 20h30. Com o fechamento das pistas, a Polícia Militar enviou reforço para liberar a passagem de carros pela avenida. “Os policiais jogaram uma viatura em cima dos manifestantes e começaram a atirar com balas de borracha no grupo de estudantes que correram para a faculdade”, denunciou o professor de sociologia da faculdade, Geraldo Márcio Inácio. Segundo ele, os objetos só foram jogados depois que os militares começaram a bater em uma estudante.

O estudante do 7º período do curso de Engenharia de Produção, Renato Barbosa Pereira, 28 anos, disse que levou um tiro de borracha na perna direita quando entrava na faculdade, correndo da confusão. “No início da manifestação, um policial pediu para que uma das pistas fosse liberada, pedido prontamente atendido, mas em seguida chegou um grupo de policiais que começou a bater nas pessoas”, recordou. O estudante Marco Aurélio Souza Ribeiro alega que levou um soco no olho esquerdo de um policial militar. Ele registrou ocorrência na Seccional Sul.

As faculdades Pitágoras devem reduzir no segundo semestre deste ano a quantidade de cursos e de turmas presenciais, passando parte dos atuais alunos para a modalidade à distância. A decisão, tomada sem consulta prévia aos professores e alunos vem causando uma série de protestos.

Representantes do Sindicato dos Professores se reúnem nesta terça-feira (18), às 14 horas na sede da instituição, na Rua Jaime Gomes, 198, na Floresta, para discutir as mudanças. A categoria pode votar, inclusive, pela greve. “Tentamos dialogar com o grupo e construir em conjunto este novo modelo pedagógico. Os representantes informaram que as mudanças só serão comunicadas no dia 28, no final do semestre, quando os professores perdem seu poder de mobilização. Não aceitaremos cortes nem demissões injustificados”, disse o professor José Carlos Arêas, diretor do sindicato.

Em nota, a Kroton Educacional afirmou que o grupo vai implementar um novo modelo acadêmico a partir do segundo semestre de 2010. Afirma ainda que a carga horária dos cursos, obedecendo aos parâmetros das Diretrizes estabelecidas pelo MEC, será “fortalecida por atividades que reforcem a autonomia da aprendizagem, otimizando a formação do profissional adequadamente preparado para a agilidade e flexibilidade do mundo do trabalho”.

O texto afirma ainda que a maioria dos cursos oferecidos “prevê um tempo destinado a práticas complementares de ensino com foco no uso de novas tecnologias”. Além disso, o modelo de divisão do semestre em dois termos letivos – atualmente em vigor nas unidades com a marca Pitágoras- será substituído, também a partir de agosto, pelo semestral.

O comandante dos batalhões especializados da Polícia Militar, coronel Sandro Teatini, explicou que será aberta uma investigação para apurar se houve exagero por parte dos militares. Ele disse que os policiais foram atacados com objetos, motivo do envio de reforço para o local.


Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/quatro-estudantes-ficam-feridos-apos-confus-o-com-a-pm-1.119012

Nenhum comentário:

Postar um comentário