sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Clima tenso esvazia escolas da comunidade

Segundo estudantes, há muitos bandidos circulando armados

Fonte: O Globo (RJ) - 10 de novembro de 2011

A tensão em torno da ocupação policial na Rocinha provocou reflexos nas salas de aula ontem. Apesar de, à tarde, escolas municipais que atendem alunos da favela terem realizado apenas atividades internas para os professores - já previstas no calendário regular -, de manhã o número de estudantes presentes caiu. A professora de uma das unidades, que pediu para não ser identificada, disse que as crianças estavam tensas:

- Houve uma queda considerável de alunos hoje (ontem). Soubemos que muitos pais que têm parentes fora da favela estão deixando suas casas. Os estudantes esperam confronto.

Segundo a professora, alunos comentaram que os chefes do tráfico teriam ordenado que as pessoas parem de circular na favela a partir das 22h de hoje:

- Para amanhã (hoje), esperamos que poucos alunos compareçam. O medo é natural.

Também segundo a docente, as crianças relataram ter visto muitos bandidos armados circulando pela comunidade:

- Quando um professor de música montou um tripé de bateria hoje (ontem), uma criança disse: "Perto lá de casa, tem um bandido com uma coisa parecida, só que é uma bazuca".

Duas escolas que atendem crianças da comunidade tiveram as aulas suspensas ontem, mas, nesse caso, segundo a Secretaria municipal de Educação, a parada foi planejada, em função de um treinamento dos professores no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare. As duas creches municipais da Rocinha funcionaram normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário