terça-feira, 6 de março de 2012

Mãe denuncia discriminação em escola

05 de março de 2012

As aulas na rede estadual de ensino começaram no dia 23 deste mês, porém a mãe Cintia da Silva Costa entrou em contato com a Folha para relatar que os três filhos, matriculados na Escola estadual Carlo Casadio, no bairro Cinturão Verde, estão até o momento sem assistir às aulas, pois, conforme informações repassadas aos alunos, as vagas foram cedidas a outros estudantes.
.
A mãe contou que ano passado, devido à mudança de bairro, teve que procurar vagas na Escola mais próxima de sua residência, localizada no bairro São Bento. Foi quando se deslocou até a Escola Carlo Casadio, pois não havia vaga na unidade de ensino do bairro. O pai dos meninos foi informado pela direção que havia vagas disponíveis, mas não poderia fazer a matrícula dos estudantes, já que as crianças do bairro São Bento, durante o ano letivo, apresentavam muitos problemas, como, por exemplo, brigas. Inconformado, ele protocolou a denúncia no Ministério Público de Roraima (MPRR) ano passado. Com um ofício do órgão, o pai conseguiu matricular os filhos. “Isso é preconceito com crianças de bairros humildes. O diretor não poderia dizer isso, pois ele não conhece meus filhos. Não poderia generalizar o que vinha acontecendo”, reclamou Cintia.
.
No dia 23 de fevereiro, início das aulas, conforme a mãe, as crianças foram impedidas de entrar em sala de aula. A justificativa foi dada pela gestora. “Disseram que a secretaria da Escola iria entrar em contato para dar um posicionamento sobre o assunto, mas até o momento nada foi dito. Não sei o que fazer. Meus filhos estão sem frequentar a Escola”, lamentou a dona de casa. “Já entrei com contato com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (Secd), a qual disse que esse assunto tem que ser resolvido com a gestão. Fiz a rematrícula dentro do prazo previsto, por isso fui surpreendida e estou inconformada. Caso o problema não seja resolvido com urgência, vamos recorrer ao MPRR novamente”, frisou.
.
OUTRO LADO
.
A assessoria de comunicação da Secd informou que os pais dos alunos ou responsáveis por esses estudantes deixaram de comparecer à Escola Carlo Casadio no período de 26 a 30 de dezembro de 2011, prazo amplamente divulgado para matrícula e renovação. Por essa razão as três vagas foram ocupadas por outros alunos, conforme determina o regimento interno da unidade Escolar. A assessoria não informou se a secretaria vai providenciar vaga em outras unidades de ensino.
.
Fonte: Folha de Boa Vista (RR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário