terça-feira, 13 de setembro de 2011

Melhores escolas de Minas de Gerais são dirigidas à elite

Por Daneiela Garcia

Escolas mineiras dentre as dez melhores no país no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 são dirigidas à elite. Na avaliação da professora do programa em pós-graduação em Educação da PUC Minas, Sandra Tosta, esse é o motivo para o sucesso das instituições na média total do exame.

Dados do Ministério da Educação (MEC) divulgados nesta segunda-feira (12) confirmaram a presença de três escolas particulares e uma pública no topo da lista. São elas: Colégio Bernoulli (4º lugar), Santo Antônio (5º), Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) (8º) e Coleguium (10º). Apesar do Colégio de Aplicação da UFV ser público, a educadora Sandra Tosta atesta que na instituição se encontram alunos com melhor preparação. “Os alunos só ingressam a partir de concurso”.

Para ela, as escolas alcançaram melhores posições, porque atendem a um público de perfil elitizado. “São estudantes vindos de famílias com alto capital cultural e econômico”, afirma. A mensalidade das escolas privadas citadas varia entre R$700 e R$1 mil. Outro ponto em comum entre as instituições é o claro objetivo de alcançar as melhores médias no sistemas de avaliação, como o Enem. “Ser ranqueado como melhor no Enem é a melhor estratégia de marketing para atrair alunos mais dedicados”, analisa.

Sandra afirma que não há diferenças significativas entre os projetos pedagógicos das instituições. Tanto o Colégio Bernoulli, como Santo Antônio e o Coleguium possuem carga horária extensa dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. O aluno do Bernoulli - melhor qualificado no Enem - passa 40 horas semanais dentro da sala de aula. E não oferece disciplinas com características lúdicas como Educação Física e Artes, segundo o diretor de ensino Rommel Fernandes. “Nós preparamos nossos alunos com completa objetividade”.

Todas as instituições citadas tiveram participação absoluta dos alunos no Enem. O Colégio Santo Antônio teve o maior número de alunos (302), enquanto o Coleguium investiu em uma classe enxuta (44). Este último que avançou da 102ª colocação no Enem 2009 para 10ª em 2010, propõe um método diferenciado de ensino. “Os nosso alunos aprendem o conteúdo da 3ª série nos anos anteriores”, explica o diretor do pré-vestibular Lucas Madsen. Resultando na dedicação exclusiva para os sistemas de avaliação e Enem.

Fonte: Jornal Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário