sábado, 24 de agosto de 2013

PM reforça segurança no bairro Cruzeiro após agressão a universitária

campanha fumec22 de agosto de 2013.
.
 
 
 
 
 


 
Fonte (Hoje em DIa - MG)
.
A Polícia Militar informou nesta quinta-feira (22) que reforçou a segurança no bairro Cruzeiro, região Centro-Sul de Belo Horizonte, após as denúncias de assaltos e agressões, principalmente no entorno da Universidade Fumec. O ataque à estudante de direito Joice Gomes da Silva, de 21 anos, mobilizou os alunos da instituição. Um abaixo assinado online foi criado e já conta com mais de mil assinaturas. E a grande repercussão do caso já teria surtido efeito.
.
"O contingente foi aumentado em número de viaturas e policiais. Os militares vão atuar em operações para prevenir crimes na região e darão atenção especial em motocicletas", garantiu o tenente-coronel Alfredo Veloso, comandante do 22º Batalhão. Conforme o responsável pela guarda do entorno da Fumec, após os últimos casos de violência, a polícia traçou um plano específico para a região, que irá beneficiar tanto os cerca de 15 mil universitários, quanto os moradores do bairro.
.
"Por questão de segurança, não posso divulgar quantos militares fazem a segurança na região, mas, desde sexta-feira, estamos fazendo uma ação voltada para o bairro", disse. Ele reforçou que todas as vítimas devem registrar boletim de ocorrência para que a polícia possa fazer um planejamento da região. Uma reunião com a reitoria da Fumec e o comando da PM esta prevista para ocorrer nesta sexta-feira (23), às 11 horas. O tema será a criminalidade no bairro. Foram convidados para o encontro também as associações de moradores dos bairros Cruzeiro e Anchieta, comerciantes da região, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), além de representantes dos DCE's e DA's e dos próprios alunos. No mesmo dia, os universitários estão organizando atos em prol de mais segurança. Ele irão se concentrar em frente a Fumec às 9h15, 15 e 18 horas.
.
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e a PM, alegando questões estratégicas de segurança, não divulgaram estatísticas de crimes na região.
.
Vítima fala de seu drama
.
"Não consigo passar na rua da minha casa sozinha, só acompanhada com amigos, pois estou com muito medo. Mas aos poucos vou conseguir lidar com esse drama e voltar a minha rotina". O relato é de Joice Gomes, que foi assaltada e agredida com socos quando seguida para a universidade.
.
Ela contou que estava atravessando a rua Oliveira, em direção a rua Cobre, quando foi abordada por um homem que a empurrou contra um carro. "Ele mandou eu soltar os objetos e, ao pegar meu celular, virou minhã mão. Foi quando quebrou minhas unhas. Eu gritei muito. Ele me deu um soco na costela e saiu correndo", lembrou.
.
Conforme a jovem, algumas pessoas que presenciaram a ação tentaram deter o suspeito, mas um comparsa estava a sua espera e os dois fugiram. "Eu dei uns dois passos e desmaiei. Me levaram para uma lanchonete e chamaram a polícia e o Samu", contou a vítima. A jovem disse que ficou assustada com a repercussão que o caso tomou. "Acho que se os moradores da região colaborassem com essa luta, ajudaria bastante. Não podemos esperar que um aluno ou morador daqui morra ou sofra algo pior. Os responsáveis pela segurança pública da região têm que tomar alguma providência".
.
Fonte: Jornal Hoje em Dia (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário