quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Opinião: A Educação como nicho

Apesar de a fecundidade brasileira ser de apenas 1,8 filho por mulher, de acordo com o IBGE, a Educação infantil no país está movimentando as instituições de Ensino que atendem essa faixa etária. Segundo o Censo Escolar da Educação básica, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), somente entre 2000 e 2010, o índice de atendimento às crianças cresceu 55,8% em todo o país. Neste ano, uma prévia do Censo Escolar da Educação básica 2012 aponta que em todo o país existem 5.160.436 Alunos matriculados no Ensino infantil.
.
O cenário mercadológico que as Escolas vivem hoje é bem diferente das projeções feitas há alguns anos. Quando o IBGE divulgou os dados sobre a redução da fecundidade brasileira, a expectativa era de que as instituições de Ensino sofressem uma retração no quantidade de Alunos matriculados no Ensino infantil. Contudo, fatores externos acabaram influenciando esse contexto e fizeram com que ele se tornasse extremamente positivo para as Escolas. Esses fatores dizem respeito às novas exigências da família moderna. As tradicionais famílias formadas por mães que se dedicam ao lar e pais que trabalham para o sustento da família são cada vez mais raras. Se existe necessidade de deixar os filhos sob cuidados de terceiros, faltam empregadas domésticas e babás disponíveis no mercado. Assim, é corriqueiro que as famílias busquem alternativas para conciliar a ocupação dos chefes da casa com a Educação dos filhos.
.
O crescimento da demanda por turmas da faixa etária de dois a seis anos provocou alterações nos serviços oferecidos aos pais. As antigas Creches estão sendo substituídas por Escolas que oferecem a modalidade de horário integral. Seu principal diferencial está no fato de que os Alunos frequentam a Escola tradicional em parte do horário e no restante se dedicam às atividades complementares e importantes para o embasamento de sua formação teórica.
.
Os projetos de horário integral são um exemplo do impacto gerado pelas grandes oportunidades detectadas no mercado. Educadores e diretores conhecem a dificuldade das famílias em conciliar o trabalho e a vida pessoal. Então, por que não propor e ajudar os pais na continuidade da Educação dos filhos após o horário principal de aulas? Quando bem planejados, os projetos de horário integral propiciam momentos de estudo, de lazer e de relaxamento com atividades educativas, como faz de conta, contação de histórias, artes, jogos, etiqueta e informática. Dessa forma, atendem a demanda dos pais e promovem a Educação de qualidade dos pequenos estudantes. A demanda por turmas do Ensino infantil cresce exponencialmente. O bom momento da economia para as Escolas favorece às empresas e à sociedade, uma vez que uma de suas consequências é a geração de empregos diretos e indiretos. Os maiores beneficiários desse contexto são os Alunos. Quanto mais cedo a criança recebe estímulos pedagógicos e vive a socialização Escolar, melhor será seu desempenho ao longo das outras séries do Ensino Básico.
.
Fonte: Estado de Minas (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário