quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Indicação de leitura

.
“Viver não é para principiantes” 
.
Charley Antônio dos Santos*
.
No dia 22 de agosto, 16 horas, aconteceu na Faculdade de Educação, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), na Rua Paraíba, nº 29, Belo Horizonte, o lançamento do livro, “Viver não é para principiantes. Crônicas do cotidiano” (São Paulo: Editora Delicatta, 2013, R$ 20,00), do professor e doutor em ciências humanas: sociologia e política Lúcio Alves de Barros. O livro reúne as crônicas e os artigos que o professor publica no Jornal Circuito Notícias com sede na cidade de Brumadinho e que circula também em seu entorno: Bonfim, Moeda, Belo Vale, Rio Manso, Igarapé, São Joaquim de Bicas dentre outras cidades do interior. Muitas são inéditas e foram compostas para o presente livro.
.
O evento foi considerado um sucesso e lotou o pequeno auditório daquela faculdade. Professores, alunos, ex-alunos e autoridades acadêmicas participaram do lançamento. Alunos da Faculdade Asa de Brumadinho, na qual o docente trabalhou por 10 anos, e ex-alunos, hoje professores em várias instituições de ensino públicas e privadas também se fizeram presentes. Após uma discussão sadia, na qual o professor discorreu sobre o conteúdo de algumas crônicas, os convidados foram ao coquetel. Na sala, o professor Lúcio, ainda em êxito, encontrou os seus alunos, autografou o seu novo livro e agradeceu aos que compareceram.
.
É sempre bom encontrar pessoas que se tornaram amigas ao longo do tempo, especialmente em meio acadêmico, por vezes “tedioso” e “chato”. Naquela tarde de sol, em que o tempo parou tudo foi muito bom e belo. Lembrei-me de muitas coisas e arrisco a dizer que tudo aquilo foi muito mais do que um singelo lançamento de livro. Considerei a palestra, a fala, a conversa, uma verdadeira história de vida, uma aula diferente de todas que tive, foi uma experiência para a vida. Fui aluno do professor Lúcio por duas ou três vezes na Faculdade ASA de Brumadinho do já extinto curso de história. Fui aluno de uma das primeiras turmas. A faculdade funcionava em um prédio no centro da cidade e não posso me furtar em falar que sou dos poucos quem aproveitou muito. Realmente éramos privilegiados naquela faculdade, local que o autor não deixou de citar e de agradecer aos belos momentos que viveu e certamente voltará a viver. Até porque, tal como diz o título do livro do nobre professor, “viver não é para principiantes”.
.
*- Licenciado e bacharel em História pela Faculdade ASA de Brumadinho

Um comentário:

  1. Há alguma maneira de entrar em contato com o autor do blog? Não consigo encontrar nenhum e-mail...

    ResponderExcluir